Tom Boonen
O texto que hoje escrevo é uma pequena biografia de Tom Boonen.
Tom Boonen é um ciclista profissional Belga nascido em 15 de Outubro de 1980 na localidade de Mol situada na região Flamenga da Bélgica.
Boonen é das personalidades desportivas belgas mais conhecidas da sua geração .
Ele tem 1,92 m e 82 kg o que fazem dele um excelente corredor para o clássicas do norte e para sprinter características que no qual ele desenvolveu ao longo da carreira e tornou-se nos melhores do mundo nessa especialidade.
Actualmente Boonen tem 30 anos e corre pela equipa profissional da Quick Step ,equipa pela qual ele corre desde 2003.
Agora segue se um pequeno resumo de Boonen das suas prestações algo longo das suas temporadas como ciclista .
2000
Boonen neste ano é ainda sub-23 (3º ano) e no qual corria pela equipa amadora Belga Kortrijkse Groeninge Spurter no qual obteve bons resultados principalmente em provas belgas .
Nos últimos 3 meses da época ele tornou se estagiário da US Postal Service .
2001
Boonen neste ano mantém-se na mesma equipa acaba a temporada com 8 vitórias mas a vitórias mais importante foram na Prova de Estrada do Campeonato Belga de sub-23 e na Zellik - Galmaarden.
2002
Neste ano Boonen transfere-se para a equipa Americana US Postal Service e em termos de resultados faz uma excelente campanha nas clássicas da primavera vendo que 2003 foi o seu 1º ano como profissional conseguindo um 7º lugar na Gent Welvegem e no domingo mas o melhor surgiria no domingo seguinte ao fazer 3º lugar no Paris Roubaix aproveitando o facto do ser líder Hincapie ter ficado para trás devido a um problema mecânico deixando Boonen por conta próprio e que resultou num excelente 3º posto nessa importante clássica.
Mais para frente na temporada Boonen vence a 2ª etapa da UNIQA Classic e também acabou o Circuito Franco Belga em 2º lugar.
2003
Boonen neste ano transfere-se para a Quick Step - Davitamon alegando falta de oportunidades de ser líder da equipa.
No mês de Março, Boonen faz 5º lugar na importante clássica belga Omloop Het Volk
Os resultados no mês de Abril foram razoáveis salientado o 3º lugar na Gent - Wevelgem mais á frente na temporada ele vence um etapa da Volta á Bélgica.
Em Agosto, corre a Vuelta a España e faz diversos top-10 nas chegadas ao sprint. No final da temporada ele é convocado para representar a selecção belga nos Campeonatos do Mundo de Hamilton no Canadá.
2004
A temporada dele começa na Volta ao Qatar no qual ele ganha uma etapa e ficou com a camisola de líder por um dia,
Umas semanas depois vence uma etapa na Volta á Andaluzia.
A temporada de Boonen nas clássicas fica marca por importantes vitórias sendo elas na E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke, Gent - Wevelgem e na Scheldeprijs no mês seguinte ele vence a Volta á Picardie e novamente uma etapa na Volta á Belgica .
A temporada prossegue com mais vitória sendo que venceu 2 etapas no Ster Elektrotoer.
Boonen é um dos 9 convocados na Quick Step para o Tour de France no qual vence 2 etapas sendo que numa delas é a chegada aos Campos Elísios na ultima etapa.
Boonen termina a temporada com mais 3 vitória em provas belgas.
No final do ano é congratulado com a Bicicleta de Crista que simboliza o prémio de melhor ciclista belga do ano.
2005
A temporada de 2005 começa com Boonen a vencer 2 etapas do Qatar, em Fevereiro faz 3º na Omloop Het Volk.
No mês seguinte ele ganha 2 etapas no Paris Nice e veste a camisola amarela por 2 dias .
Boonen nas semanas seguintes , revalida a vitória E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke .
Na 1º semana de Abril ,Boonen corre a Ronde Van Vlaanderen no qual vence categoricamente ao lançar um ataque nos últimos kms deixando o grupo em que estava par trás .
“…No entanto, em vez de esperar o momento final, ele atacou a poucos quilómetros da chegada, para surpresa de outros ciclistas no grupo”.
Na semana seguinte, Boonen vence o Paris Roubaix ,no velódromo de Roubaix batendo ao sprint G.Hincapie , J.A Flecha tornando-se no nono a conseguir tal feito.
De volta á Bélgica ele vence a Volta á Bélgica no mês de Maio. Em Julho Boonen vai ao Tour no qual vence 2 etapas e veste a camisola verde por alguns dias mas devido a quedas ele não termina esse Tour.
Boonen acaba a temporada com uma grande vitória na prova em linha dos Campeonatos do Mundo em Madrid após um grande sprint surpreendendo muita gente .
Com esta vitória Tom Boonen tornou se no único ciclista da história a vencer no mesmo ano Ronde Van Vlaanderen, Paris Roubaix e Campeonato do Mundo.
Boonen recebe no final de ano o Vélo d'Or e novamente a Bicicleta de Cristal .
2006
Boonen começa novamente a temporada no Qatar vence GP Doha e 4 etapas e a Geral da Volta ao Qatar.
Em Fevereiro vence uma etapa na Andaluzia .
No mês de Março vence 3 etapas no Paris Nice e é camisola amarela da prova por 2 dias , semanas depois faz 4º no Milan San Remo.
No ultimo sábado de Março vence pela 3º vez consecutiva a E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke
Em Abril vence novamente a Ronde van Vlaanderen mas não consegue fazer o mesmo com o Paris Roubaix tendo-o acabado na 2º posição , dias depois ganha pela segunda vez a Scheldeprijs.
Antes do Tour ainda vence a Veenendaal - Veenendaal , 2 etapas na Volta á Bélgica e uma etapa na Volta á Suíça.
No Tour embora não tenha ganho nenhuma etapa vestiu a camisola amerela por 4 dias conquistando-a em Valkenberg e concretizou vários top 10 nas chegadas em sprint.
De Volta á Bélgica , Boonen vence 3 etapas no Eneco Tour .
Boonen não consegue defender o seu Título mundial muito devido ao perfil na prova não ser o seu predilecto mas mesmo assim faz 9º e o título mundial foi para um colega seu, Paolo Bettini.
Segundo o site Cycling Quotient esta foi melhor temporada de Boonen até agora .
2007
A temporada começou como normal na Volta ao Qatar onde ganhou 4 etapas e fez 2º na geral individual .
A campanha dele nas clássicas na primavera ficou abaixo do esperado sendo que o resultados relevantes foram vencedor da Kuurne - Brussel - Kuurne , Dwars door Vlaanderen - Waregem e pela 4º vez a E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke , fez 3º na Milan San Remo e na Omloop Het Volk e 6º no Paris Roubaix.
Antes do Tour ainda faz medalha de prata na prova de estrada nos Campeonatos Belgas.
No Tour ele vence 2 etapas mas mais importante que isso conquistou a camisola por pontos (verde) nesse Tour .
2008
Boonen vence a geral + 3 etapas na Volta ao Qatar e ainda nesse mês vence uma etapa na Volta á Califórnia.
Ele não revalidou pela 5º vez no título da E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke fazendo só 8º.
Uns meses mais tarde vence uma etapa no Ster Elektrotoer e Volta á Bélgica.
Devido a problema com a organização é negada a participação de Boonen no Tour ao invés Boonen participa na Volta á Áustria e na Volta á Valónia em que vence uma etapa respectivamente .
Antes da Vuelta a España ainda vence 2 etapas no Eneco Tour . Nessa mesma Vuelta vence 2 etapas . Termina essa temporada com uma vitória no Circuito Franco Belga e com um 2º lugar no Nationale Sluitingprijs - Putte-Kapellen.
Tom Boonen volta a vencer a Volta ao Qatar e mais uma etapa.
Tom Boonen venceu em finais do mesmo mês a Kuurne - Brussel - Kuurne .
Embora em boa forma Boonen toma uma atitude defensiva na Ronde Van Vlaanderen por um colega seu (Devolder) ter estado na frente da corrida e que a ganhou ,Boonen não foi ao sprint pelo pódio fica se pelo 20º lugar
Embora em boa forma Boonen toma uma atitude defensiva na Ronde Van Vlaanderen por um colega seu (Devolder) ter estado na frente da corrida e que a ganhou ,Boonen não foi ao sprint pelo pódio fica se pelo 20º lugar
Na semana a seguir após uma excelente exibição por sua e pela equipa , Boonen vence o seu 3º Paris Roubaix e entre no restrito lote de 7 corredores que venceram 3 vezes essa prova ficando a uma vitória de Roger De Vlaeminck.
A meio da temporada Boonen sagra se Campeão Belga de Estrada ao bater Gilbert ao sprint.
Boonen não acaba esse Tour devido a sucessivas quedas apesar de alguns problema em termos de forma Boonen vence uma etapa no Eneco Tour.
Acaba a época com um 2º lugar no Paris Tours e uma etapa no Circuito Franco Belga.
2010
Como é imagem de marca nos últimos ano Boonen vence 2 etapas da Volta ao Qatar e faz 3º na geral final nesse mesmo mês ainda ganha uma etapa na Volta ao Omã.
Em Março , vence uma etapa no Tirreno Adriático e faz 2º lugar na Milan San Remo.
Nas clássicas de pavé ele faz 2º na E3 Prijs Vlaanderen - Harelbeke e na Ronde van Vlaanderen e fica-se pelo 5º lugar no Paris Roubaix .
Boonen lesiona-se numa queda na Volta á Califórnia e fica parado até inícios de Junho sendo que quando recomeça a competição na Volta á Suiça fica envolvido numa queda colectiva e teve de ser operado ao joelho ficando parado até Outubro em correu 3 provas mas sem resultados relevantes.
2011
Boonen vence uma etapa na Volta ao Qatar e é líder por 2 dias devido á um furo numa fase crucial da prova fica arredado da luta pela geral.
A temporada das clássicas de Boonen ficou se por uma vitória na Gent - Wevelgem , 4º lugar na Ronde van Vlaanderen e 9º lugar na Dwars door Vlaanderen - Waregem.
Boonen é obrigado a desistir do Paris Roubaix devido a uma falha mecânica no Troueé d Arenberg seguido de uma queda.
Na Quarta Feira passado ,Tom Boonen é confirmado pelo seleccionador Belga o Líder da Selecção belga nos Campeonatos do Mundo que irão decorrer em Copenhaga .
PS: Coloquei alguma hiperligações para quem quiser clicar nelas para se informar acerca de alguns temas descritos.
Informações retiradas de sites (CyclingQuotient e Página Oficial do corredor) e modelados com os conhecimentos do autor acerca da carreira deste corredor magnífico.
Hugo
Sem comentários:
Enviar um comentário