quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Portugal - O melhor destino: Lamego

Pela primeira vez elaborarei eu esta rubrica. Considero este um espaço essencial, uma vez que Portugal é um país rico em história e cultura, que deve ser promovida. Depois de na passada semana, o meu colega João ter dado a conhecer aos nossos visitantes Sortelha, esta semana pretendo divulgar a beleza da cidade de Lamego.



A cidade de Lamego localiza-se no distrito de Viseu, na  região Norte de Portugal. Esta cidade conta com 8 848 habitantes, sendo a segunda maior cidade do distrito. O município está situado na margem sul do rio Douro. É uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.



Nesta cidade muito haveria para falar e mostrar mas gostaria hoje de destacar dois locais: a Sé Catedral e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Sé Catedral de Lamego

A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitectura reflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.
No século XII, após a restauração da diocese de Lamego, iniciou-se a edificação de um templo maior. A sua localização efectivou-se no Rossio de Lamego, na zona baixa da futura urbe, e iniciou-se no ano de 1159. Sagrada em 1175 a Santa Maria e a S. Sebastião, a provável conclusão da Sé só viria a acontecer em 1191. Contudo, as várias idades da História encarregaram-se de alterar, significativamente, o seu perfil românico original.

 Santuário de Nossa Senhora dos Milagres


A devoção popular no local remonta a uma capela, sob a invocação de Santo Estevão, erguida em 1361.
No século XVI, ameaçando ruína, foi demolida (1568), iniciando-se a construção de um novo templo, por iniciativa do bispo de Lamego. Na nova ermida foi depositada uma imagem da Virgem com o Menino.
Com o passar do tempo, a devoção a Santo Estevão diminuiu, substituída pela devoção à Virgem. A devoção dos que a ela recorriam em busca de alívio para as doenças deu origem, por sua vez, à devoção a Nossa Senhora dos Remédios.
O atual santuário foi principiado em 1750, e concluído apenas em 1905.
O templo apresenta, em sua fachada, traços do estilo barroco e rococó ("rocaille"). A fachada é ladeada por torres sineiras. Em sua construção foi empregada a pedra de granito.
No seu interior, destacam-se o altar-mor com a imagem da Nossa Senhora dos Remédios esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.


Todos os anos de seis a oito de Setembro decorrem em Lamego as festas tradicionais em honra de Nossa Senhora dos Remédios. 

Visite Lamego!

Sem comentários:

Enviar um comentário