segunda-feira, 4 de abril de 2011

Diário Jovem - A distribuição em Portugal


A distribuição em Portugal

Soubemos no inicio do mês de Março que as Insígnias do Grupo SONAE, na área da distribuição em Portugal se iam unificar em apenas uma, a Marca principal da empresa, o Continente. Passando assim a insígnia Modelo Bonjour, a designar-se Continente Bom Dia, o Modelo a chamar-se Continente Modelo, e as grandes superfícies da empresa continuam a denominar-se Continente.



Esta campanha envolveu um investimento como eu já não via há muito tempo, com uma grande aposta da SONAE em publicidade a esta mudança de posicionamento.
No dia 15 de Março, data oficial da mudança, em praticamente todos sites referência em Portugal havia publicidade a esta insígnia, acompanhada de uma grande presença nas ruas, e na televisão, constantemente apareciam spots publicitários a informar o consumidor. Segundo se sabe foram gastos pela SONAE distribuição cerca de 10 milhões de euros nesta unificação.

É claramente visível aqui uma grande preocupação em manter a liderança da marca Continente que vinha a perder terreno para o Pingo Doce, que sofreu uma reforma já há cerca de três anos com a extinção da Feira Nova e a unificação das suas lojas em Pingo Doce. A quota de mercado do Continente rondava actualmente os 16% acompanhada de perto pela insígnia Pingo Doce, sendo que o Modelo aparecia em terceiro com cerca de15% da quota de mercado. Sendo assim, com esta junção a marca Continente passa a liderar incontestavelmente com cerca de 30 % de quota de mercado.


Nos último três anos viu-se uma concorrência ao Continente muito apertada por parte da Jerónimo Martins, com publicidades que entraram na cabeça dos portuguesas, com a manutenção de uma marca própria de grande prestigio e qualidade, e uma imagem de grande frescura, vemos agora o contra-ataque da SONAE, que já se tornava de necessário de forma a manter a liderança e se possível reforçar a sua posição no mercado português.

Já no inicio do ano soubemos das intenções da Jerónimo Martins se aproximar ainda mais dos seus consumidores com a criação das mercearias de bairro, chamadas Amanhecer, um conceito novo em Portugal. A SONAE já contra-atacou com o Meu Super. Em que se aposta numa espécie de comercio associado. Uma vez que estas cadeias já se encontram presentes em grande parte das regiões do país, apostam agora em entrar nos pequenos bairros para assim continuarem a conquistar mercado.

   Eu vejo esta concorrência entre insígnias de uma forma muito positiva, pois quem saí a ganhar é o consumidor, a concorrência saudável é sempre de salutar. Acho que esta campanha do Continente foi talvez um pouco exagerada, 10 milhões de euros é muito dinheiro, ainda para mais neste tempo de crise, mas é o preço a pagar para um reforço da marca.

               
                É de esperar que nos próximos tempos haja ainda mais absorção destas grande cadeias ao comercio independente, que vem cada vez mais a perder importância.

Sam



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