sábado, 9 de abril de 2011

Personalidade da Semana - José Sócrates

Todos os Sábados, a partir de hoje, vamos escolher a personalidade que mais se destacou na semana que passou. Acompanhe as nossas escolhas..
A escolha desta semana não podia deixar de ser o nosso Primeiro-Ministro, José Sócrates, que nas últimas semanas tem estado sempre nos centro das atenções, primeiro com o PEC, depois com a consequente demissão, e por último com o pedido de ajuda externa. Tudo isto são razões para esta semana José Sócrates ser o anfitrião da nossa rubrica.


José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa nasceu em Vilar de Maçada (Alijó) a 6 de Setembro de 1957. É o secretário-geral do Partido Socialista desde Setembro de 2004 e primeiro-ministro de Portugal desde 12 de Março de 2005. Venceu as eleições legislativas de 2005 com maioria absoluta e as eleições legislativas de 2009 sem maioria absoluta. Durante o segundo semestre de 2007 assumiu, por inerência, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.
Em 23 de Março de 2011 José Sócrates apresentou a demissão ao Presidente da República depois de o Parlamento português rejeitar em votação medidas de austeridade defendidas pelo seu governo socialista minoritário, mantendo-se no cargo até à realização de eleições legislativas, previstas para 5 de Junho de 2011.


Este homem dispensa apresentações, todos os portugueses o conhecem, governa Portugal desde 2005.

 Nos primeiros anos de governo José Sócrates e Teixeira dos Santos, tiveram uma grande preocupação com as contas públicas, tendo conseguido alguns progressos, embora agora se veja obrigado a demitir-se por estas mesma razões, as nossas contas públicas necessitam de ser vitalizadas.

Eu destaco destes anos o seguinte: Uma real preocupação com as energias renováveis, apostando fortemente no seu incremento pelo território; os seus dois governos são também responsáveis pela criação de vários programas de simplificação de burocracia; e nos últimos anos, embora através de parcerias Publico-Privadas tem tido uma preocupação na remodelação de escolas e hospitais, embora eu ache que estas melhorias de instalações nos vão sair caras no futuro; é também conhecido como o "padrinho" dos Magalhães (os famosos computadores, que vendeu por meio mundo).

Neste últimos meses, José Sócrates percorreu vários países por esse mundo a defender Portugal do estrangeiro e a tentar vender a sua divida a países como o Brasil, China ou Venezuela... Tudo parecia estar encaminhado com as medidas de austeridade a terem uma aceitação razoável (dentro do possível), os primeiros sinais de que o défice estava a descer... Mas não havia maneira dos mercados se convencerem que Portugal ia conseguir defender a sua moeda e economia sozinho, assistindo-se assim a uma subida diária dos juros.

O quarto PEC, não foi feliz, José Sócrates assim o desejou ao ignorar os seus parceiros políticos e o Presidente da República,e assim a oposição decidiu não colaborar mais com este governo, chumbando o PEC, e expressando que não queria este governo, levando José Sócrates neste mesmo dia a apresentar a sua demissão. 

Nesta última semana, Quarta-Feira (6 de Abril), José Sócrates voltou a ser protagonista ao pedir a inevitável ajuda externa, e ou muito me engano, ou Sócrates continuará a influenciar e ser figura principal nas próximas semanas... Vemos-nos para a semana com mais uma Personalidade da Semana.

Sam


Sem comentários:

Enviar um comentário