Recentemente li na revista Pública uma exposição muito interessante sobre as Primeiras Damas do Médio Oriente, que me despertou interesse. E é com base nesse documento que hoje faço aqui uma referência a este assunto, hoje falarei aqui de duas das Primeiras Damas do médio oriente e na próxima semana falarei de mais duas.
Rania al-Abdullah, Jordânia
Nasceu no seio de uma família palestiniana oriunda na Cisjordânia, que se mudou para o Kuwait à procura de melhores condições de vida.
Devido à invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein em 1990, Rania e a sua família mudam-se para a Jordânia, onde começou por trabalhar num banco; de seguida, Rania trabalhou na empresa Apple Computer. Em 1993 durante um jantar conheceu o príncipe Abdullah II bin al-Hussein. No dia 9 de Fevereiro de 1999 Abdullah foi coroado como rei da Jordânia e Rania como rainha.
Rania tem quatro filhos: Hussein (n.1994), Iman (n. 1996), Salma (n. 2000) e Hashem (n. 2005).
Em Março de 2009 estive em Portugal.
O seu aspecto é ocidental e até tem conta no Facebook:
Asma al-Assad, Síria
Nasceu a 11 de agosto de 1975 em Acton, Londres. Casou-se com o presidente Bashar al-Assad, em dezembro de 2000,sendo que anteriormente fez carreira na banca de investimento.
Estudou e teve os primeiros contactos com a religião em Londres, é licenciada em Ciência da Computação e uma diplomada em Literatura Francesa. Depois de formada, Asma começou a trabalhar na Deutsche Bank Group na divisão Hedge Fundo de Gestão com os clientes na Europa e nos Extremo Oriente.Em 1998, ingressou na divisão de Investment Banking do JP Morgan, especializada em fusões e aquisições de empresas de biotecnologia e farmacêuticas. Durante seu tempo na JP Morgan, que trabalhava principalmente a partir do escritório de Nova York, onde executou quatro grandes operações de fusão, tanto para clientes europeus e americanos.
Asma retornou para a Síria, em novembro de 2000 e casou-se com o presidente em dezembro. Eles têm três filhos: Hafez, Zein e Karim.
Tem um estilo de vida ocidental, tendo até página no Facebook, tal com Rania.
Sem comentários:
Enviar um comentário