segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diário Jovem - Gato Fedorento: Um grupo de sucesso


Gato Fedorento – Um grupo de sucesso

Surgiram em 2004 com a criação de um blog na internet, e rapidamente passaram para a SIC radical onde fizeram várias séries de sketches, entre as mais famosas a série “Meireles” e a “Lopes da Silva”.

Em 2006 mudam-se para  a RTP, onde ganham realmente grande notoriedade, ao apresentar um programa no canal generalista, intitulado de “Gato Fedorento – Diz que é uma espécie de Magazine”.
Em Outubro de 2008, regressam à SIC, mas desta vez para a generalista, onde apresentam “Zé Carlos”, que se prolonga até ao fim desse ano.

Regressam em Outubro de 2009, para marcarem definitivamente o humor em Portugal, com a apresentação de um programa realmente inovador no paradigma da televisão em Portugal, “Gato Fedorento – Esmiúça os Sufrágios”. Este programa, que decorreu durante quatro semanas, em pleno período de eleições legislativas e autárquicas em Portugal, entrevistaram em estúdio os principais agentes da politica em Portugal (como José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas…) e deles conseguiram o seu lado mais humano e divertido. Foi o último programa do grupo em televisão, e que atingiu grande valores de audiência.


São ainda imagem de marca da MEO, sendo protagonistas de diversos anúncios de publicidade de grande sucesso. Devido ao enorme sucesso alcançado em 2009 com o seu programa de escrutínio às eleições, a SIC e a RTP já começaram a mostrarem-se disponíveis para voltar a integrar um programa do género nos próximos meses, agora que vêm aí de novo as eleições legislativas, tentando cativa-los a repetir a dose, Será que eles aceitaram um dos convites?

Este grupo vale muito dinheiro em televisão, mas também em publicidade, ao longo de todos estes anos tem vindo a saber gerir o seu sucesso, tem sabido escolher os momentos oportunos para intervir, tirando assim o máximo partido do valor da sua imagem, não cansando quem admira  o seu estilo de fazer humor, uma vez que é pausado o quanto baste de forma a que os telespectadores consigam reconhece-los com grande valor. Não permitem que a sua imagem seja banalizada, e a meu ver é isso que tem feito que o seu sucesso se tenha mantido ao longo dos tempos.

Deste que surgiu este já apareceram outros, como os contemporâneos, mas não alcançaram o mesmo sucesso, o humor inteligente e perspicaz de todos os gatos, mas principalmente do Ricardo Araújo Peireira, não deixa ninguém indiferente, e assim se justifica que depois destes anos todos eles continuem a ser visto por muitos, como o maior e melhor fenómeno televisivo dos últimos anos.

Confesso-me um admirador de toda esta inteligência do grupo tanto na gestão do seu percurso como na perspicácia e valor que mostram em todos os seus trabalhos, e tenho acompanhado com bons olhos as noticias que tem surgido do desafio que as televisões já fizeram aos gatos para voltarem, mas não creio que eles queiram voltar para repetir a mesma “dose”, uma vez que é um risco repetir um formato, pode levar ao cansaço do público.


Acompanhei com grande interesse e satisfação “Gato Fedorento – Esmiúça os Sufrágios”, em que em pleno tempo eleitoral conseguiram ter no palco do programa, os vários lideres nacionais, e aliar o bom humor a uma boa entrevista, conduzida por Ricardo Araújo Pereira. Estas entrevista tiveram grande valor a vários níveis: a nível audiometrico, com shares na ordem dos 30 %, a nível televisivo, uma vez que vieram acrescentar diversidade à televisão portuguesa, e a nível politico, porque penso que despertaram os portugueses para o voto, os cidadãos estão desligados da politica e não querem ver as entrevistas maçudas feitas pelos jornalistas, preferem ver estes formatos light.

São por todas estas as razões, para mim, o melhor grupo de humor em Portugal, espero que no futuro consigam continuar a saber gerir os seus sucessos, para que não se “matem” o seu sucesso. Espero vê-los brevemente em televisão!

Sam




Sem comentários:

Enviar um comentário