Gato Fedorento – Um grupo de sucesso
Surgiram em 2004 com a criação de um blog na internet, e rapidamente passaram para a SIC radical onde fizeram várias séries de sketches, entre as mais famosas a série “Meireles” e a “Lopes da Silva”.
Em 2006 mudam-se para a RTP, onde ganham realmente grande notoriedade, ao apresentar um programa no canal generalista, intitulado de “Gato Fedorento – Diz que é uma espécie de Magazine”.
Em Outubro de 2008, regressam à SIC, mas desta vez para a generalista, onde apresentam “Zé Carlos”, que se prolonga até ao fim desse ano.
Regressam em Outubro de 2009, para marcarem definitivamente o humor em Portugal, com a apresentação de um programa realmente inovador no paradigma da televisão em Portugal, “Gato Fedorento – Esmiúça os Sufrágios”. Este programa, que decorreu durante quatro semanas, em pleno período de eleições legislativas e autárquicas em Portugal, entrevistaram em estúdio os principais agentes da politica em Portugal (como José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas…) e deles conseguiram o seu lado mais humano e divertido. Foi o último programa do grupo em televisão, e que atingiu grande valores de audiência.
Este grupo vale muito dinheiro em televisão, mas também em publicidade, ao longo de todos estes anos tem vindo a saber gerir o seu sucesso, tem sabido escolher os momentos oportunos para intervir, tirando assim o máximo partido do valor da sua imagem, não cansando quem admira o seu estilo de fazer humor, uma vez que é pausado o quanto baste de forma a que os telespectadores consigam reconhece-los com grande valor. Não permitem que a sua imagem seja banalizada, e a meu ver é isso que tem feito que o seu sucesso se tenha mantido ao longo dos tempos.
Deste que surgiu este já apareceram outros, como os contemporâneos, mas não alcançaram o mesmo sucesso, o humor inteligente e perspicaz de todos os gatos, mas principalmente do Ricardo Araújo Peireira, não deixa ninguém indiferente, e assim se justifica que depois destes anos todos eles continuem a ser visto por muitos, como o maior e melhor fenómeno televisivo dos últimos anos.
Confesso-me um admirador de toda esta inteligência do grupo tanto na gestão do seu percurso como na perspicácia e valor que mostram em todos os seus trabalhos, e tenho acompanhado com bons olhos as noticias que tem surgido do desafio que as televisões já fizeram aos gatos para voltarem, mas não creio que eles queiram voltar para repetir a mesma “dose”, uma vez que é um risco repetir um formato, pode levar ao cansaço do público.
Acompanhei com grande interesse e satisfação “Gato Fedorento – Esmiúça os Sufrágios”, em que em pleno tempo eleitoral conseguiram ter no palco do programa, os vários lideres nacionais, e aliar o bom humor a uma boa entrevista, conduzida por Ricardo Araújo Pereira. Estas entrevista tiveram grande valor a vários níveis: a nível audiometrico, com shares na ordem dos 30 %, a nível televisivo, uma vez que vieram acrescentar diversidade à televisão portuguesa, e a nível politico, porque penso que despertaram os portugueses para o voto, os cidadãos estão desligados da politica e não querem ver as entrevistas maçudas feitas pelos jornalistas, preferem ver estes formatos light.
São por todas estas as razões, para mim, o melhor grupo de humor em Portugal, espero que no futuro consigam continuar a saber gerir os seus sucessos, para que não se “matem” o seu sucesso. Espero vê-los brevemente em televisão!
Sam
Sem comentários:
Enviar um comentário