sexta-feira, 15 de abril de 2011

Diário Jovem - Vá de férias, cá dentro


Vá de férias, cá dentro

A crise não parece afectar as principais agências de viagens e cadeias hoteleiras, que confirmam um número de reservas para as férias da Páscoa superior ao do ano passado.”
Económico,  15.4.2011

Embora Portugal atravesse uma grave crise económica, os portugueses, pelo menos alguns, parecem passar ao lado da mesma, sendo que este ano há mais gente a ir de férias neste altura. Como se explica este aumento? Onde anda a crise? As famílias continuam a levar a mesma vida que têm vindo a levar nos últimos anos, e não se convencem que não pode ser, tem que realmente começar a pensar em poupar, poupar é a palavra de ordem.



Ainda para mais, grande parte dos que têm possibilidades de ir de férias viajam para o exterior de Portugal, em vez de apoiarem a economia portuguesa. Mais uma vez repito uma frase com que concordo a 100 %, “Vá de férias, cá dentro”… Portugal é uma pais tão rico e diverso a nível de paisagens, desde as magníficas praias quentes do Algarve, passando pelas praias mais ventosas do norte, pelos centros históricos de várias cidades, as ricas paisagem do Douro, a Serra da Estrela, o Alentejo, até às ilhas, a Madeira e os Açores. Esta diversidade de paisagem faz de nós um país bastante competitivo a nível do turismo. Ao passarmos as férias em Portugal, estamos a apoiar e a dinamizar a economia portuguesa, criando emprego e fazendo circular capital por território luso.

Mas infelizmente nem todos poderão ir de férias, e quem vai, são mesmo as classes com mais poder de compra, classes altas ou média alta, uma vez que grande parte da classe média e média baixa está a passar grandes dificuldades, e se até aqui ainda podiam tirar algum dinheiro para passar uns dias mais descansados, agora isso torna-se impossível, e esta classes que agora não podem sair nas férias paravam mais por Portugal, enquanto os mais abastados, os que podem continuar a ir de férias, escolhem o estrangeiro.

É fundamental que cada um de nós quando marcar as férias, faça uma reflexão à cerca dos assuntos que aqui descrevo, claro que temos de viajar para outros países, eles também vêm ao nosso, mas nesta altura complicada, devemos ponderar, e escolher em primeiro lugar Portugal.


Sam

Sem comentários:

Enviar um comentário