"Empresários do sector dos transportes de mercadorias da Província espanhola de Salamanca reagiram hoje, sexta-feira, com "preocupação" e "desagrado" à introdução de portagens nas duas auto-estradas Sem Custos para o Utilizador que fazem ligação com a fronteira.
O Governo aprovou quinta feira em Conselho de Ministros uma resolução que fixa a cobrança de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata a partir de 15 de Outubro, e, até 15 de Abril de 2011 nas restantes - Interior Norte, Beira Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve.
Os empresários espanhóis hoje contactados pela Lusa, que tiveram conhecimento da decisão governamental através dos jornais e da Internet, admitiram que receberam a notícia com "desagrado" e um deles mostrou-se disponível para "protestar".
"Parece-me muito mal", afirmou o director da empresa Transportes Frigoríficos S.L., Jesus Albuquerque, com sede em Salamanca, que "várias vezes por semana" efectua transportes para Portugal.
Segundo o empresário, com uma frota de 30 camiões e 40 empregados, com a decisão anunciada "a situação económica das empresas ficará mais difícil".
"Em Portugal as coisas estão mal e em Espanha estão ainda pior. Se tivermos que pagar portagens, será muito complicado", disse."
Jornal de Noticias-JN
Há algumas semanas atrás estava procurando mais informação à cerca da introdução de portagens no Interior (zona onde me encontro), quando vi este título «Espanhóis preocupados com introdução de portagens nas SCUT A25 e A23» e achei interessante e comecei a pensar… se os empresários espanhóis estão preocupados com as SCUT, como estará um empresário da zona do Interior, que faça todos os dias transportes para o país?
Um empresário da zona do Interior tem de usar uma das SCUT (A25 e A23). Como irão fazer esses empresários do Interior? Que alternativas têm? Antes de pensarem em meter as portagens no Interior, primeiro têm de ver as alternativas que os cidadãos situados no Interior têm, visto que as alternativas não se encontram nas melhores condições.
Agora um cálculo de quanto custará uma viagem entre Guarda-Covilhã, Guarda- Torres Vedras e Guarda- Lisboa, visto que ainda não se sabe o preço do km, mas supondo que seja a 8 cent, preço de que se fala mais…
Quem fizer uma viagem da Guarda à Covilhã, num ligeiro de passageiros classe 1 custará quatro euros e 25, se for uma classe 2 passa para oito euros e 50, e se for um pesado o preço sobe para 11 euros e 20, entre a cidade egitaniense e Torres Novas, ou seja, para percorrer a A23 na totalidade, um condutor de uma ligeiro classe 1 gasta 16 euros e 70, um classe 2 desembolsa 33 euros e 40 e um camião paga 43 euros e 70.
Uma viagem à capital custará 30 euros, vejamos viagem entre Guarda e Abrantes pagará cerca de 15 euros, se seguir pela A1 até Lisboa, 30 euros não chegam para a viagem. Ou seja, uma simples deslocação à capital, ir e vir, custará mais de 60 euros aos utentes, isto só em portagens.
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