sexta-feira, 25 de março de 2011

Diário Jovem - Crise Política

Inauguramos hoje a nova rubrica das noites do Debate Jovem, que o acompanhará de Segunda a Sexta e sempre com um especial ao Domingo. 

Crise Política

Depois de seis anos a governar Portugal, José Sócrates apresentou na passada Quarta-Feira, junto do Presidente da República o pedido de demissão. Está oficialmente aberta uma crise politica em Portugal, que já se adivinhava desde há muito.

A forma como este ciclo termina é muito surpreendente, o momento e o modo como o PEC IV foi apresentado (sem discussão entre os partidos e sem uma apresentação ao Presidente da Republica) foi um episódio infeliz deste governo. Embora ache que o PS e José Sócrates, a nível político não ficaram muito prejudicados, uma vez que do modo como as coisas se procederam a oposição também fica mal vista, uma vez que votou contra o projecto do governo mas não apresentou qualquer alternativa ou sugestão ao governo, sendo assim culpabilizada juntamente com José Sócrates por esta crise politica que prejudica já, e continuará a prejudicar cada vez mais a economia portuguesa, fazendo inclusive que o FMI seja chamado a Portugal já nos próximos tempos. Nos últimos dias os juros dispararam e já foi cortado o rating ao país.


Durante estes seis anos de Governo Socialista houve muitas promessas, talvez demais, para aquilo que era permitido cumprir.. mas o que se avizinha nos próximos tempos? Sócrates já anunciou na entrevista à SIC que se voltará a candidatar e assim sendo a luta entre ele e Passos Coelho será reunida.
Passos Coelho teve oportunidades para conquistar mais eleitores, mas parece-me que não o está a conseguir fazer, neste momento era para estar bem destacado na liderança das intenções de voto e não está, penso que ainda não há grande confiança no novo líder do PSD. Será que o PSD ainda não precipitou a queda do Governo mais cedo porque não tem ideias para cumprir as metas orçamentais impostas pela União Europeia a Portugal? A mim parece me que sim!

Veremos onde os próximos tempos nos levam...
Sam

1 comentário: