Perspectivas
Após o chumbo do PEC 4 pelo Parlamento e com o Governo demitido funcionando actualmente só com os "serviços mínimos" . Quais é que serão as perspectivas futuras para Portugal?
Portugal com esta pseudo crise política o país habilita-se muito provavelmente a parar (como já tem sido hábito) em momentos em nada aconselháveis para que tal aconteça, segundo as previsões as eleições irão ocorrer em finais de Maio ou em inícios de Junho.
Pelo que se fala o problema pode ser da Constituição que não permite maior rapidez em processos deste tipo em comparação com outros países próximos (Inglaterra).
Mas nisto tudo uma coisa é certa é que Portugal precisa de soluções imediatamente para sair desta situação de aflição e ao que parece os políticos não tem estado á altura para os resolver já que nos últimos tempos tem se limitado a mandar bocas uns aos outros sem mandarem um argumento decente cá para fora sem lembrarem que Portugal está em ruptura técnica em termos económicos e que o futuro pode vir-se a mostrar bastante negros para Portugal.
Enquanto isto o nosso 1º Ministro demissionário anda a defender a não entrada (embora ás vezes cegamente) do FME e do FMI embora o papel dele no governo português esteja prestes a terminar após um período de quase de 6 anos deixando o país á beira do colapso financeiro sem capacidade pagar os próximos compromissos de Abril e muito menos em Junho ao qual se tem de adicionar os salários dos funcionários públicos referentes aos subsídios de férias e mais outro montante para saldar empréstimos de duas empresas públicas ou seja 300 milhões para a Refer e 75 milhões para CP.
Ao mesmo tempo que o José Sócrates deslocava-se a Bruxelas, Pedro Passos Coelho também seguiu para Bruxelas mas para uma reunião do Partido Popular Europeu no qual á saída dessa reunião que admitiu a subida do IVA para 25% para salvaguardar as reformar e as pensões.
“o PSD admite passar alguns produtos da taxa intermédia (13%) para a máxima (23%), e criar um novo escalão, de 25%, para produtos considerados de luxo. Como medida de compensação, o partido de Passos Coelho pode passar alguns produtos actualmente taxados a 23% para 13%.”
Sol
O que na minha opinião é preferível ,mas que devia ser evitado a todo o custo, isto do que ir a pedir todos os meses dinheiro aos mercados a juros altíssimos para pagar essas mesmas reformas mas ainda é muito cedo para avaliar, tudo por agora é ruído de fundo.
“De evidenciar que também o Luxemburguês Jean-Claude Jüncker disse no dia antes à demissão de Sócrates que Portugal não precisava da intervenção dos fundos da EU e no dia seguinte á demissão do Sócrates fala já de uma provável ajuda e já tinha os números necessários para essa intervenção.”
Algo estranho mas seguindo…
Ao que as sondagens indicam, o provável próximo 1º Ministro será Pedro Passos Coelho (PSD) embora ainda falte muito tempo para eleições.
Sondagens das Eleições Legislativas 2011
- PSD (Pedro Passos Coelho) - 46,7%;
- PS (José Sócrates) - 24,5%;
- BE (Francisco Louça) - 8,9%
- CDU/PEV (Jerónimo de Sousa) - 6,7%.
- CDS/PP (Paulo Portas) - 6,3%;
- Este estudo, sondagem da Marktest, foi feito para o Diário Económico e para a TSF.
Observando esta sondagem pode traduzir-se facilmente 2 coisas.
-A Direita Portuguesa consegue com uma coligação PSD/CDS consegue obter a maioria absoluta na Assembleia da Republica no qual pode dar algumas garantias de estabilidade .
-A Esquerda portuguesa se fossem estes os resultados iria perder muitos acentos parlamentares em comparação com as ultimas 2 eleições legislativas (2005 e 2009).
Falando um pouco mais …
O CDS vai sair um pouco prejudicado pela provável ideia do “Voto Útil” que irá ocorrer no período da campanha e que irá certamente influenciar mas acredito que o CDS consiga chegar aos 8% e o BE e o PCP provavelmente terão um pouco menos do que a sondagem diz …
O PS vai andar numa de tentar minimizar as perdas tentando melhorar um nadinha a imagem que o país tem dele e mandando mais uma série de “bocas”cá para fora.
Mercados
Matéria Prima
Crude $ 105,63
Brent $ 115,82
Ouro $1428.70
Prata $ 37.33
Platina $1742.45
Moeda
Euro/Dólar 1.4081
Euro/Libra 0.8774
Euro/Iene 114.49
Destaques do Autor
+ “Espanha aprova lei acerca da limitação da despesa pública no orçamento espanhol”
- “Armando Vara recebe 562 mil € para sair do BPN (obviamente que não comento isto)”
Hugo
Sem comentários:
Enviar um comentário