Estreia hoje no Debate Jovem a rubrica "Portugal - O melhor destino!". Pretendemos dar a conhecer uma ver por semana um local, um monumento, pontos de passagem obrigatória por este belo país que é Portugal.
Sortelha
Trazemos hoje uma das 7 aldeias históricas do distrito da Guarda, Sortelha.
Situada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam. Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.Sortelha foi povoada por D. Sancho II, com população da região envolvente. A escolha do local deveu-se a uma mera questão defensiva, de modo a garantir as condições mínimas de segurança. Foi sede do concelho até à sua extinção em 1855 e actualmente é uma das mais bem conservadas e bonitas Aldeias Históricas da Beira Interior.
A freguesia de Sortelha estende-se por uma área total de 43,3 km2, localizando-se a cerca de 14 km da sede concelhia e inclui as povoações anexas da Azenha, Caldeirinhas, Dirão da Rua, Quarta-Feira, Vale da Escaleira e Quintas da Ribeira da Nave. Em termos de evolução demográfica, no Censo de 1981, a população residente era composta por 833 indivíduos, baixando substancialmente, no Censo de 1991, para os 701 habitantes. Em 1999, segundo informações recolhidas junto da autarquia, o universo populacional rondava os 800 moradores.
Património e Estruturas.
.Na esfera desportiva, a freguesia está dotada de campo de jogos grande e a Junta destacou, na vida associativa local, o trabalho do Centro Cultural e Desportivo Quarta-Feira, do Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha e da Associação Liga dos Amigos de Sortelha. No que se refere à cultura merecem menção as actividades do grupo de teatro "Quarta-Feira" e do grupo folclórico "Associação Etnográfica de Sortelha". O executivo local tem ainda em mente criar um museu de artigos antigos da freguesia de Sortelha.Esta freguesia é muito rica do ponto de vista turístico, quer ao nível do património monumental, quer em termos de natureza, gastronomia e artesanato. Do seu património cultural e edificado destaca-se a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as capelas de S. Sebastião, de S. Tiago, de Santa Catarina, de S. Cornélio e da Senhora do Desterro, assim como as muralhas, o Castelo, o Pelourinho e as sepulturas escavadas na rocha. Outros locais de grande interesse são a Cabeça da Velha, a serra da Pena, a pedra furada e as minas de Vale da Arca, Carrasca e Bica.No plano das festividades sobressaem a Festa de Santo Antão (na Segunda-Feira de Pascoela) e de Santo António (no segundo fim-de-semana de Agosto). As festividades em honra de Santo Antão possuem uma elevada carga simbólica, pois este santo é o patrono dos animais. A ele é pedida bênção para as colheitas e para os animais de criação, o que demonstra a crença e a arreigada religiosidade destas gentes.
Se está a planear um fim de semana fora aqui fica a nossa sugestão, para mais informações:
Visita Sortelha
Sem comentários:
Enviar um comentário