terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alerta Vermelho: Financial Times faz comparação entre Portugal e Grécia.



O jornal “Financial Times” diz que Portugal está cada vez mais parecido com a Grécia e critica o recuo de Pedro Passos Coelho nas alterações à TSU, após a crescente pressão dos portugueses nas ruas.
Num texto de opinião colectivo, publicado na segunda-feira, os colunistas dizem que alguns bons indicadores contrastam com uma realidade bastante polarizada.
Numa análise financeira, diz o “Financial Times”, Portugal parece em boas condições: os juros cobrados pelo financiamento da República a dez, cinco e dois anos estão muito abaixo dos máximos já registados este ano.
Mas fora da análise financeira o jornal económico vê Lisboa cada vez mais próxima de Atenas e acrescenta que só não se tem dado por isso porque os holofotes mediáticos tem estado focados em Espanha.
Os colunistas da Lex, uma rubrica do Financial Times criada em 1945, entendem que o abandono das alterações à Taxa Social Única mostram um Governo “tímido”, que cedeu à pressão das ruas.
Neste texto curto — e intitulado “Portugal, falhando na manutenção do rumo” — o Financial Times diz que o resgate ao nosso país sempre teve “Europa a mais e FMI a menos”, e apela ao Fundo Monetário Internacional para manter Lisboa no caminho traçado, para evitar que se torne a Grécia.

In RR


Sem comentários:

Enviar um comentário