domingo, 30 de setembro de 2012

Preços das portagens nas ex-scuts reduzem em 15%



O Governo anunciou há momentos que os preços das portagens nas ex-scuts vão baixar em 15% tendo em conta os preços actualmente em vigor. Já para as empresas há ainda um desconto adicional de 10% durante o dia e de 25% durante o período noturno.

Estes descontos são aplicados: Costa de Prata (A17 e A29), Grande Porto (A4, A41 e A42) e Norte Litoral (A28), Algarve (A22), Beira Interior (A23), Interior Norte (A24) e Beira Litoral/Beira Alta (A25).

Imagens da manifestação de ontem no Terreiro do Paço

As imagens abaixo permitem-nos ter uma ideia da dimensão da manifestação de ontem no Terreiro do Paço em Lisboa. Durante a tarde de ontem milhares de pessoas deslocaram-se até à praça lisboeta para mostrar o seu descontentamento pelo rumo seguido pelo país.

(Estas imagens foram retiradas por vários presentes, disponíveis na internet.)

Terminam hoje as isenções nas ex-Scuts



Terminam hoje as isenções e descontos nas sete concessões, que são elas: Algarve (A22), Norte Litoral (A28 e A27), Costa de Prata (A25 e troço da A17), Beira Interior (A23), Beira Litoral e Alta (A25), Interior Norte (A24) e Grande Porto (que inclui A4, A41 e A42).

Para a semana estão já marcadas formas de protesto organizadas pela Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23. A primeira está agendada para segunda-feira à tarde e consiste num buzinão na cidade da Guarda. O descontentamento também vai fazer-se ouvir no dia 12 em Viseu, Covilhã e Vila Real.

No entanto, o secretário de Estado das Obras Públicas admitiu recentemente haverá um novo regime de isenções, previsto para funcionar apartir de janeiro de 2013.

Fontes: Económico, Sol

sábado, 29 de setembro de 2012

29 de Setembro - Manifestação no Terreiro do Paço



Hoje em Lisboa, apartir das 15h, está marcada uma enorme manifestação contra as várias medidas de austeridade. Esta manifestação, convocada pela CGTP promete juntar nesta praça lisboeta diversos cidadãos descontentes com o estado do país.
O Debate Jovem estará presente para medir o descontentamento dos manifestantes, mas também para perceber as soluções que podem advir de vários movimentos cívicos.

Lanterna Vermelha





Estreia.

Estreia hoje no Debate Jovem a crónica desportiva "Lanterna Vermelha" escrita por mim, João. Benfiquista desde que me conheço pretendo exprimir a minha opinião e comentário desportivo "sem papas na língua", espero que a agrade a gregos e troianos, ou se preferirem a lagartos e dragões.

Adeus Vieira. Olá (?).

Na assembleia de quinta-feira à noite o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira foi bastante contestado pelos sócios quando apresentou o relatório de contas da época transacta  chegaram a rebentar "petardos" no pavilhão mas será que rebentou esta presidência?
Antes de julgarmos Vieira temos de pensar na herança que ele herdou, a difícil herança de Vale e Azevedo, e os míseros anos de Vilarinho, em 2001 o Benfica corria o risco de deixar de existir como clube de futebol ( pior classificação na liga de sempre 6º) e em 2003 quando Vieira chegou ao poder ninguém acreditava que o Benfica volta-se a ser campeão tão cedo, mas foi, em 2004/2005. Voltaria apenas a ser campeão em 2009/2010, ganhou uma taça de Portugal e quatro taças da Liga, chegou uma vez às meias-finais da Liga Europa e duas aos quartos da Liga dos Campeões. 
São de facto poucos feitos em dez anos de presidência, mas este clube não é só futebol, e foi aí que Vieira se notabilizou trazendo a glória noutras modalidades, ganhou inúmeros títulos no futsal, destronou o Porto em Hóquei em Patins. Basquetebol e Andebol foram várias épocas campeões e o Benfica começou a dominar no Atletismo onde o rival de Lisboa era rei e senhor.
Além disso levou a marca Benfica pelo Mundo, criou um dos melhores centros de estágio de futebol do mundo e fez uma grande aposta na formação. 
Será altura de Vieira sair? Talvez, os presidentes não são internos, mas haverá algum substituto à altura? Não. Neste momento o Benfica precisa de união não de crises como no país. Podemos em 9 anos ter ganho poucos títulos no futebol, mas o Benfica não é só futebol e como um todo fortificou-se.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Défice orçamental nos 6,8% do PIB



O défice orçamental nos primeiros seis meses do ano atingiu os 6,8% do PIB, correspondente a um saldo negativo de 5.597 milhões de euros. 

No destaque com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, o Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que "embora se tenha verificado uma redução significativa da despesa corrente, o saldo corrente não evidenciou melhoria em consequência da evolução negativa da receita corrente".

O INE diz que, no que diz respeito à recente corrente em termos homólogos, as variações mais significativas "verificaram-se ao nível dos impostos sobre a produção e a importação e das contribuições sociais".
A meta original para o final deste ano acordada com a 'troika' era de 4,5% do PIB, mas foi revista na quinta avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) com a 'troika' para 5%.

Económico




Sabíamos já que as contas do estado não andavam famosas devido à quebra na receita, mas hoje tivemos a confirmação, de facto o défice continua ainda bastante elevado, na ordem dos 6,8% do PIB, depois de todos os esforços dos últimos tempos. Há no entanto um dado positivo, a despesa do estado de facto diminuiu, mas esta evolução não é suficiente. Está na altura das autoridades castigarem os mais de 25% da economia portuguesa que não são contabilizados, basta de exigir apenas daqueles que cumprem.

Oh Relvas oh Relvas, demissão à vista!



Há uns meses uma colega do jornal Publico revelou estar a ser vítima de pressões por parte de Miguel Relvas, reconheço, fiquei bastante emocionado pois também eu partilho deste flagelo, semana após semana também eu sou pressionada, não por um simples ministro mas por alguém com um estatuto mais importante, os nossos” bloggistas”.
A política e o jornalismo, cada vez mais se misturam. Esta relação parece-me a mim cada vez mais uma paixão. E temos nós o privilégio e a sorte de observar durante os últimos anos este romance. O jornalismo português é o típico galã desta novela, ele conquista qualquer um. Já conquistou PS, PSD e CDS-PP, e já teve CDS-PP e PSD ao mesmo tempo, o que afirma as suas qualidades atractivas. Todos estes romances, que o jornalismo estabeleceu com cada um dos partidos, passam pelas mesmas fases. O Jornalismo em campanha eleitoral aproxima-se de um dos partidos, normalmente o vencedor, é o equivalente aos primeiros beijos num namoro. Depois de uma fase em que se conhecem, dão o nó dando os ministros uma série de entrevistas aos jornais, é o apogeu deste amor. Mas depois entra este romance em decadência e como na vida real graças a um escândalo, não do Facebook , mas devido a um caso com uma Universidade ao com uma empresa de grandes posses. É então que este romance termina, num divórcio, um divórcio litigioso em que governo e jornalismo põem um ponto final á sua relação.
No final desta história como em qualquer novela, o galã acaba sempre por se safar. É que os jornalismo continuaram sempre a vender jornais, mas os políticos mais tarde ou mais cedo deixam de vender a sua politica.

O cronista não compactua com aqueles senhores que se lembraram que necessitávamos de um novo (des)acordo ortográfico.        

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diário Jovem - As greves nos transportes públicos

A rubrica mais antiga do blog, Diário Jovem, está de regresso. Mais do que nunca queremos fazer deste um espaço de opinião e debate por excelência, todas as semanas expressaremos a nossa opinião sobre vários temas da sociedade. Mas convidamos também os nossos leitores a entrarem nesta partilha de ideias através do comentário. 

A rúbrica Diário Jovem tem novas edições, todas:

Quintas - Feiras - João
Sextas - Feiras - Samuel
Domingos - André
Segundas-Feiras - António

Agora que a rubrica está apresentada começo a minha exposição na matéria que hoje me faz escrever: as infinitas greves nos transportes públicos dos últimos meses.


As infinitas greves 
 
Nos últimos meses as greves nos transportes públicos em Portugal, principalmente na Carris, Metropolitano de Lisboa e CP têm sido constantes. Estas greves geram graves problemas de mobilidade para as pessoas, que em tempos de dificuldade se vêem com preocupações e angústias acrescidas.

É importante perceber que as pessoas que em geral usam os transportes públicos são na grande maioria cidadãos que não tem alternativa de deslocação, e que necessitam de facto do serviço de transporte: são eles os jovens, pessoas com rendimentos escassos, cidadãos que necessitam de deslocar para locais muito condicionados a nível de tráfego particular ou os idosos. 

Estas repetidas greves que ao realizarem-se em todos ou quase todos os operadores, como ocorreu no passado dia 15 de Agosto, em que CP, Metropolitano de Lisboa e Carris fizeram greve, deixaram os utentes (que pagam um passe mensal relativamente caro) sem um serviço pelo qual pagaram é gravíssimo, e não é mais admissível!

É imperativo que os funcionários dos transportes públicos parem de prejudicar aqueles que mais deles precisam, os seus utentes. É importante que este sector de actividade comece a perceber que o tempo dos direitos adquiridos e da ignorância de deveres está a terminar. É necessário que impere o bom senso não só por parte dos funcionários que fazem as greves mas principalmente por aqueles que as organizam.

Para ter uma noção do que são as empresas de transporte em Portugal dou-lhe a conhecer a situação financeira das Carris e do Metropolitano de Lisboa, bem como as regalias que os trabalhadores destas empresas têm direito. Penso que estes dados são importantes para perceber a situação que tratamos.

A situação financeiras das empresas

Carris - Passivo de 902,9 milhões de euros (2009)

Metropolitano Lisboa - Passivo de 1.372 milhões de euros (2011)



As regalias dos grevistas

Em Fevereiro deste ano o Diário de Notícias (DN) avançou com uma notícia, em que dava a conhecer algumas das regalias a que os trabalhadores das empresas de transportes têm direito, entre estas destacam-se:

Os trabalhadores da Carris têm direito a 30 dias de férias por ano - mais do que os 25 dias úteis dos trabalhadores em geral. 

No caso da CP e da Refer os funcionários, cônjuges, filhos, enteados e irmãos solteiros têm direito a viagens gratuitas . Na Refer, o custo desta regalia ascende aos 4 milhões de euros por ano.
Já no Metropolitano de Lisboa, os funcionários têm direito a 24 dias de férias mas, caso o trabalhador decida gozar férias fora do período considerado «normal» - 1 de junho a 30 de setembro - pode ainda ter direito a mais 3 dias de descanso. Contas feitas, podem usufruir também de 30 dias de férias por ano.


Para concluir...


O exemplo da Carris e do Metropolitano de Lisboa são dois casos de buracos do estado. Poderá argumentar-se que de facto cumprem serviço público, e é verdade, mas até que ponto são eficientes? Os passivos acumulados são insustentáveis. Se um trabalhador do sector privado soubesse que a sua empresa estava completamente endividada devido aos direitos adquiridos e as regalias que tanto gestores como funcionários ao longo dos anos foram tirando partido, a última coisa que pensaria era em fazer greve. Os trabalhadores destas empresas aproveitam-se do facto de estas serem empresas com grande importância pública e que sempre serão defendidas pelo estado, só assim se justifica este comportamento completamente irresponsável.

É tempo de acabar com esta ditadura dos trabalhadores destas empresas... os utentes têm direito a um serviço regular e de qualidade. Está neste momento a assistir a uma fusão da Carris e Metropolitano de Lisboa que formará a empresa de Transportes de Lisboa, que promete vir a garantir maior eficiência no serviço, assim o espero.


Novas greves nos próximos tempos:

Na CP, a circulação de comboios será muito afetada durante toda a próxima semana. Na Carris, na Transtejo e na Soflusa também existirão paralisações na primeira quinzena de outubro.


Samuel

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Portugal - O melhor destino! - Sortelha



Estreia hoje no Debate Jovem a rubrica "Portugal - O melhor destino!".  Pretendemos dar a conhecer uma ver por semana um local, um monumento, pontos de passagem obrigatória por este belo país que é Portugal.

Sortelha


Trazemos hoje uma das 7 aldeias históricas do distrito da Guarda, Sortelha.

Situada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam. Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.Sortelha foi povoada por D. Sancho II, com população da região envolvente. A escolha do local deveu-se a uma mera questão defensiva, de modo a garantir as condições mínimas de segurança. Foi sede do concelho até à sua extinção em 1855 e actualmente é uma das mais bem conservadas e bonitas Aldeias Históricas da Beira Interior.

A freguesia de Sortelha estende-se por uma área total de 43,3 km2, localizando-se a cerca de 14 km da sede concelhia e inclui as povoações anexas da Azenha, Caldeirinhas, Dirão da Rua, Quarta-Feira, Vale da Escaleira e Quintas da Ribeira da Nave. Em termos de evolução demográfica, no Censo de 1981, a população residente era composta por 833 indivíduos, baixando substancialmente, no Censo de 1991, para os 701 habitantes. Em 1999, segundo informações recolhidas junto da autarquia, o universo populacional rondava os 800 moradores.


Património e Estruturas.


.SortelhaNa esfera desportiva, a freguesia está dotada de campo de jogos grande e a Junta destacou, na vida associativa local, o trabalho do Centro Cultural e Desportivo Quarta-Feira, do Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha e da Associação Liga dos Amigos de Sortelha. No que se refere à cultura merecem menção as actividades do grupo de teatro "Quarta-Feira" e do grupo folclórico "Associação Etnográfica de Sortelha". O executivo local tem ainda em mente criar um museu de artigos antigos da freguesia de Sortelha.Esta freguesia é muito rica do ponto de vista turístico, quer ao nível do património monumental, quer em termos de natureza, gastronomia e artesanato. Do seu património cultural e edificado destaca-se a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as capelas de S. Sebastião, de S. Tiago, de Santa Catarina, de S. Cornélio e da Senhora do Desterro, assim como as muralhas, o Castelo, o Pelourinho e as sepulturas escavadas na rocha. Outros locais de grande interesse são a Cabeça da Velha, a serra da Pena, a pedra furada e as minas de Vale da Arca, Carrasca e Bica.No plano das festividades sobressaem a Festa de Santo Antão (na Segunda-Feira de Pascoela) e de Santo António (no segundo fim-de-semana de Agosto). As festividades em honra de Santo Antão possuem uma elevada carga simbólica, pois este santo é o patrono dos animais. A ele é pedida bênção para as colheitas e para os animais de criação, o que demonstra a crença e a arreigada religiosidade destas gentes.

Se está a planear um fim de semana fora aqui fica a nossa sugestão, para mais informações:

Visita Sortelha

Metro Lisboa em greve dia 27 (quinta-feira)



Para amanhã, dia 27 de Setembro, prevê-se a paralização do Metropolitano de Lisboa (ML)  entre as 06:30 e as 10:00h. O serviço será normalizado a partir das 10:30h desse dia. Esta é assim mais uma greve que em muito prejudica o quotidiano dos lisboetas.

Humor - Buscas aos ministros socialistas



Henricartoon


Hoje no espaço de humor, destacamos mais um trabalho de HenriCartoon, em que se dá destaque ao caso das buscas aos ex-ministros socialistas na pasta das Obras Públicas: Mário Lino, Paulo Campos e António Mendonça.

Estas buscas foram efectuadas no âmbito de um inquérito crime às Parcerias Público Privadas, a decorrer no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Mais uma prova da gestão lesiva que nos últimos anos foi empenhada pelos vários governos, e que os portugueses acabaram por pagar mais tarde ou mais cedo.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Coficab Guarda - Um exemplo de sucesso




Cerca de 90% da facturação, de 168 milhões de euros em 2011, segue para os mercados externos.
A Coficab Portugal - subsidiária instalada na cidade da Guarda do grupo tunisino Coficab - reforçou a sua componente exportadora para os 90% do total da facturação (de 168 milhões de euros no final de 2011), tendo-se visto forçada a aumentar a sua capacidade de produção.

Para isso tem em execução um projecto de investimento da ordem dos 12 milhões de euros - que prevê a aquisição de novas instalações e a instalação de três novas linha de produção de cabos para os sectores automóvel e do transporte de energia. O director-geral da operação portuguesa da Coficab, João Pires, disse ao Diário Económico que "com este investimento vamos avançar com um quarto turno de trabalho, pelo que, a breve prazo, iremos criar cerca de 50 novos postos de trabalho", numa unidade que já emprega 270 colaboradores.

Apesar de a Guarda ser uma cidade do interior em crescente desertificação, "não vamos ter qualquer dificuldade em encontrar colaboradores porque ainda há muitas pessoas especializadas disponíveis, depois do fecho da Delphi da Guarda". 

Económico

Preferir Portugal - Águas Luso

Como estipulado, a rubrica semanal Preferir Portugal está hoje de volta ao Debate Jovem. Semanalmente daremos a conhecer aos nossos leitores marcas portuguesas de renome, que nos últimos anos têm sabido potenciar-se nas áreas de mercado em que se encontram envolvidas e apresentar produtos cada vez mais competitivos, isto não só em portugal, sendo que muitas vezes são também fenómenos no estrangeiro.

Para dar inicio a esta rubrica falamos hoje da Sociedade da Água de Luso (SAL), mais conhecida no mercado apenas por Luso. Esta marca  encontra-se por esta altura a comemorar 160 anos de história, e merece todo o destaque neste espaço.

 

Com sede na vila de Luso e concelho da Mealhada, a SAL tem como actividade principal a exploração e engarrafamento de Água Mineral Natural, Água de Nascente e de Consumo Humano e a exploração da actividade Termal através das Termas de Luso.

Líder de mercado em Portugal, a Água de Luso é também (de acordo com o estudo “European Trusted Brands”, das Selecções do Reader’s Digest) a marca de água engarrafada em que os portugueses mais confiam. Adicionalmente e numa confirmação da qualidade e rigor dos seus processos de produção, controlo e segurança alimentar, a Água de Luso foi a primeira e é (até ao momento) a única marca de água engarrafada portuguesa a obter a licença “Marca Produto Certificado” criada pelo IPQ.

A marca tem por mercados-alvo o designado “mercado da saudade” com grandes comunidades de emigrantes portugueses e que engloba países como França, Suíça, Luxemburgo, EUA ou o Canadá.

 

Para além da água mineral natural Luso, esta insignia dispõe ainda de outras marcas como a Formas Luso (ajuda a controlar o apetite) ou a Luso Fresh (Lançada em 2005, é uma água com gás que veio criar uma categoria ainda não explorada em Portugal: das ‘águas ligeiramente gaseificadas’). Estes são apenas duas das marcas que constituem a empresa-mãe.


Para a semana daremos destaque a mais uma marca portuguesa que deva ser apoiada e preservada.

Samuel

4ªa jornada LIGA ZON SAGRES - Equipa da Semana


Liga: a equipa ideal da 4ª jornada


"A jornada quatro teve uma nota máxima para Luís Leal, autor do primeiro «hat trick» da Liga 2012/13. O FC Porto é de resto a equipa mais representada no onze ideal da jornada, com quatro jogadores, depois da goleada ao Beira Mar.

Sp. Braga e Nacional são as outras equipas que colocam mais do que um jogador em campo."

Na posição de Guarda-Redes é eleito Vladan do Nacional da Madeira após o empate a 3 bolas com o Paços de Ferreira

Para a defesa foram eleitos dois jogadores do Futebol Clube do Porto, Danilo e Maicon, acompanhados por Manuel da Costa (Nacional) e Addy jogador do F.C.Porto emprestado ao Vitória de Guimarães.

Para o Meio-Campo estão presentes mais dois jogadores do Futebol Clube do Porto , Varela e James , estes acompanhados por Vítor Emanuel (Paços Ferreira) e Rúben Amorim(Braga)
No ataque está presente a surpresa da jornada Luís Leal do Estoril , após um hat-trick ao Marítimo, primeiro hat-trick desta liga ZON SAGRES este acompanhado de Éder (Braga)







Luís Leal (TIAGO PETINGA/LUSA)

La Liga - Vitória dum Real pouco eficaz sobre o Rayo Vallecano



"O Real Madrid venceu esta segunda-feira à noite o Rayo Vallecano. Foi o primeiro triunfo fora de casa e por 2-0.

O primeiro golo foi marcado por Benzema, na primeira parte. O segundo surgiu a 20 minutos do fim, de grande penalidade, assinado por Cristiano Ronaldo.

Karim Benzema

Esta vitória do Real Madrid em casa do Rayo Vallecano mostrou que a equipa está com vontade de voltar aos melhores momentos. É essa, pelo menos, a interpretação de José Mourinho. O técnico aceita que a qualidade exibicional não foi grande, mas aplaudiu a consistência do coletivo. 

«A equipa foi uma verdadeira equipa. Não recordo grandes oportunidades do Rayo. Podíamos ter jogado melhor, mas comprometemo-nos com o jogo. Esta atitude permitiu-nos ganhar sem problemas», disse Mourinho, após a partida. 

«As oportunidades de golo foram nossas. Eles poucas tiveram. Podíamos ter marcado mais. Contra nós só me lembro de um contra-ataque e a perda de bola do Arbeloa.»

Sobre os remates desperdiçados, José Mourinho não se mostrou preocupado. «Durante muito tempo da época passada estivemos acertados e goleámos. Agora não estamos a jogar muito bem, não há tanta confiança. Dantes fazíamos três golos em três remates.» 

Com este triunfo, a equipa de Mourinho está a oito pontos do Barcelona."


                                                                                                                               In MaisFutebol



Portugal no top 20 dos países com melhor reputação


Confiança, admiração, respeito, e afinidade são alguns dos critérios do estudo.
O Canadá é o país com melhor reputação no mundo, indicam os resultados de um estudo hoje divulgado pelo Reputation Institute que determina os atributos que conduzem a opinião pública a apoiar mais um país do que outro.
Portugal, aponta o estudo, encontra-se no 19.º posto, igual posição que tinha no ano passado.
O estudo incorpora 50 países e integra a visão de um painel 'online' composto por 36 mil pessoas oriundas dos países do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). Confiança, admiração, respeito, e afinidade são alguns dos critérios do estudo.
Austrália, Suíça e Suécia são outros dos países em destaque, nomeadamente "pela sua estabilidade, democracias fortes, PIB [Produto Interno Bruto] elevado e infraestruturas sociais sólidas".
"Para além de manter a posição de liderança, o Canadá melhorou também a sua pontuação em três pontos. Este incremento não se observa na generalidade dos países que integram o Top 10 do 'ranking' [avaliação]", aponta Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal.

Fonte: Económico

Greves á vista.



Transtejo em greve.


Os trabalhadores das empresas do grupo Transtejo vão realizar hoje plenários para discutir novas formas de luta, que vão originar a paralisação de todas as ligações fluviais no rio Tejo durante a tarde de hoje, sendo afectados todas as ligações.

UGT mantém greve em cima da mesa.

O secretário-geral da UGT, João Proença, afirmou que a central sindical está a "ponderar" uma greve geral, mas tudo dependerá do orçamento de estado para este ano.

4ª Jornada Liga Zon Sagres


No encerramento da 4ª Jornada da Liga Zon Sagres o Sporting alcançou a sua primeira vitória em casa frente ao Gil Vicente. Apesar de ter começado a perder com um golo de Luis Carlos aos sete minutos, o Sporting consegui a dez minutos do fim dar a volta ao marcador com colos de Capel (75') e Wolfswinkel (85'). O jogo terminou ainda envolto em polémica com a expulsão de Labyad, reagindo esta manhã o Sporting através de um comunicado.
No jogo Estoril-Maritimo, registou-se a maior surpresa desta jornada com o Estoril a levar a melhor por 3-1.

Consulte os resultados e marcadores da Liga Zon Sagres.

Alerta Vermelho: Financial Times faz comparação entre Portugal e Grécia.



O jornal “Financial Times” diz que Portugal está cada vez mais parecido com a Grécia e critica o recuo de Pedro Passos Coelho nas alterações à TSU, após a crescente pressão dos portugueses nas ruas.
Num texto de opinião colectivo, publicado na segunda-feira, os colunistas dizem que alguns bons indicadores contrastam com uma realidade bastante polarizada.
Numa análise financeira, diz o “Financial Times”, Portugal parece em boas condições: os juros cobrados pelo financiamento da República a dez, cinco e dois anos estão muito abaixo dos máximos já registados este ano.
Mas fora da análise financeira o jornal económico vê Lisboa cada vez mais próxima de Atenas e acrescenta que só não se tem dado por isso porque os holofotes mediáticos tem estado focados em Espanha.
Os colunistas da Lex, uma rubrica do Financial Times criada em 1945, entendem que o abandono das alterações à Taxa Social Única mostram um Governo “tímido”, que cedeu à pressão das ruas.
Neste texto curto — e intitulado “Portugal, falhando na manutenção do rumo” — o Financial Times diz que o resgate ao nosso país sempre teve “Europa a mais e FMI a menos”, e apela ao Fundo Monetário Internacional para manter Lisboa no caminho traçado, para evitar que se torne a Grécia.

In RR


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

4ª jornada da liga Zon Sagres


Encerra hoje a 4ª jornada da liga Zon Sagres com dois jogos: Estoril-Maritimo e Sporting-Gil Vicente. Depois das vitorias de Braga e Porto e o desaire do Benfica frente aos estudantes, o Marítimo tenta ficar em igualdade pontual com os encarnados. O Sporting tenta somar a primeira vitória na liga frente a um Gil Vicente que na época passada foi uma grande dor de cabeça para os três grandes.