Foi durante o decorrer da semana passada que ficamos a conhecer o acordo que a troika estabeleceu com o governo. Com o discurso de José Sócrates tivemos a oportunidade de ter uma pequena visão daquilo que não estava contemplado no programa, mas mais tarde fomos melhor esclarecidos numa conferência de imprensa levada a cabo por Poul Thomsen, responsável pelo FMI.
Eu, sinceramente, esperava muito mais deste acordo, e ao ler as linhas gerais do mesmo, fiquei com a ideia de que ele é ainda muito vago, dando as linhas gerais, mas indicando poucas medidas especificas. Este acordo veio tranquilizar principalmente os funcionários públicos que temiam ver os salários mais reduzidos, ser dispensados, ou ainda perderem o direito ao 13º ou 14º mês.
Este é um acordo com metas muito apertadas, e que vai exigir que o próximo governo, mal tome posse terá de começar a trabalhar imediatamente, com afinco, para levar a cabo este memorando, que parecendo muito vago, tem lá algumas linhas que podem vir a ser decisivas, se forem conseguidas com politicas correctas, para o melhoramento da situação do nosso país.
De uma intervenção como esta, esperava muito mais, principalmente mais medidas de fundo, que Portugal tanto necessita, mas espero sinceramente que as que lá vêm, sejam eficazes e bem conseguidas pelas políticas dos próximos anos.
Se o governo que tomar posse a seguir às eleições em Junho não for capaz de levar a cabo todas as metas estabelecidas no memorando, a situação portuguesa, vai agravar-se profundamente, e temos o triste exemplo da Grécia, que julgo não queremos seguir. Tal como o Presidente da República fez questão de referir, e nisto estou a 100 % de acordo com ele, se Portugal não conseguir cumprir as metas orçamentais, não aumentar a sua capacidade exportadora, não poupar o suficiente, daqui a três anos estaremos pior, muito pior do que agora.
Portanto os tempos que se avizinham são cruciais, exigem enorme responsabilidade governamental, mas também de todos nós, simples cidadãos.
Portugal conta com todos nós para este momento difícil! Não nos é permitido falhar!
Sam
Sem comentários:
Enviar um comentário